Drenar a piscina: quando e como fazer?

Drenar a piscina: quando e como fazer?

21 de dezembro de 2020 1 Por solazer

Última atualização em 21 de dezembro de 2020

IMPORTANTE: Conte sempre com ajuda profissional.

Drenar a piscina faz parte da lista de cuidados essenciais, mas é para casos específicos e exige alguns cuidados… ( Nós da Sólazer não é recomendado em hipótese alguma esse procedimento sem um técnico do ramo).

O processo de drenagem é, basicamente, descartar a água da piscina. Isso pode ser feito tanto diretamente na rede de esgoto quanto de forma a reaproveitar essa água para limpeza ou irrigação do jardim, por exemplo. 

photo 1542474155406 7c652fa4c436?ixid=MXwxMjA3fDB8MHxwaG90by1wYWdlfHx8fGVufDB8fHw%3D&ixlib=rb 1.2

Photo by Zbysiu Rodak on Unsplash

Mas essa prática tem um porém: não é sempre e também não são todos os casos em que isso é possível. Dependendo do tipo de piscina, tirar toda a água e deixar em exposição direta ao sol pode acabar trazendo alguns sérios problemas. 

Em piscinas de vinil, por exemplo, o revestimento pode descolar. Nas de fibra, podem acontecer rachaduras ou estofamentos. E nas de concreto, resultar em problemas estruturais. 

Mas então, quando é o momento de drenar a piscina?

Os fabricantes e especialistas só recomendam drenar a água da piscina em situações específicas, afinal esse é um procedimento que pode sair caro ou até mesmo danificar a piscina. 

Por isso, o momento de realizar a drenagem é apenas em casos de reforma na piscina ou na área da mesma (quando cobrir não será suficiente), quando é necessário realizar algum reparo de emergência ou quando se tem uma grande concentração de poeira ou sujeiras muito densas no fundo. 

No caso de excesso de sujeira, a drenagem é recomendada pelo fato de que só o filtro pode não ser suficiente para dar conta, o que acontece quando a poeira é muito fina ou quando a sujeira é muita, por exemplo. 

O processo para drenar a água

O primeiro passo no processo de drenagem da água da piscina é a preparação. Antes de começar, é preciso desligar os interruptores e luzes subaquáticas e outros equipamentos que não serão utilizados. 

Também é fundamental garantir a segurança dos usuários, garantindo que todos saibam que a piscina estará sem água. Para crianças e animais, o ideal é sempre cercar a área. 

Feito isso, começa o processo de drenagem em si. Caso a piscina tenha um ralo de fundo, a água pode ser drenada diretamente para a rede de esgoto, porém em caso contrário será necessário alugar uma bomba de imersão. 

Com a bomba de imersão, e mangueiras, a água será retirada da piscina e depositada no local de preferência. Nesses casos, uma excelente ideia é a reutilização dessa água para limpeza ou irrigação do jardim, por exemplo. 

Ao abrir o ralo ou ligar a bomba segundo as recomendações do fabricante, basta aguardar até que a piscina se esvazie. Porém, é fundamental permanecer por perto da piscina e observar o processo, para evitar possíveis problemas, como o entupimento do ralo e mangueiras por conta da sujeira. 

Caso as mangueiras cheguem a entupir, o próximo passo é desligar a bomba, limpá-las e só então ligar novamente e continuar. Se ao final ainda sobrar água, é só usar um balde. 

20201210 134542 1
Piscina vazia Sólazer Piscinas

Vale ressaltar que o tempo de drenagem irá depender de uma série de fatores, como o tamanho da piscina, volume de água e potência da bomba. 

Uma vez que a piscina estiver esvaziada, aproveite para lavar e esfregar as paredes, para uma limpeza completa. E só então encha a sua piscina novamente, de preferência com um caminhão pipa!

E se precisar de ajuda, é só procurar a Sólazer Piscinas! Estamos há disposição para te orientar e te auxiliar em todas as etapas de construção, reforma ou manutenção da sua piscina!

Sólazer Piscinas logo