Como tratar a água de sua piscina

Como tratar a água de sua piscina

9 de novembro de 2018 0 Por solazer

Última atualização em 28 de outubro de 2020

Conheça alguns dos procedimentos básicos e fundamentais para tratar a água de sua piscina, que devem ser incluídos na rotina de manutenção periódica.

Piscina Sólazer Piscinas

Procedimentos básicos para tratar a água de sua piscina

Manter a água da piscina sempre pura e cristalina significa diversão para a família toda e também uma excelente economia, tanto em relação ao uso de produtos de limpeza quanto de água.

E para isso, é preciso colocar em prática alguns procedimentos básicos para tratar a água de sua piscina, implementando-os na rotina de manutenção. São eles:

  1. Ajuste e controle do pH

O pH é medido em uma escala de 0 a 14 e é o indicador da acidez ou alcalinidade da água da piscina. O ideal é que este esteja sempre em 7,2 (ou no máximo em 7,6), sendo que valores maiores ou maiores podem ser prejudiciais aos usuários, causando ardência nos olhos, ressecamento da pele e cabelos e erupções de pele, por exemplo.

Para tratar a água de sua piscina e ajustar o pH, deve sempre se utilizar teste próprio e NUNCA utilizar sulfato de alumínio, pois este empedra a areia do filtro da piscina, podendo comprometer o funcionamento deste acessório.

  1. Cloração

A cloração nada mais é que a prática de tratar a água da piscina com cloro. Essa atitude evita a proliferação de microorganismos, tais como algas, bactérias, fungos e alguns vírus, que se reproduzem na água.

O cloro possui eficácia comprovada e é bastante utilizado em piscinas ao redor de todo o mundo. Porém, não se pode acrescentar o produto sem alguns cuidados.

É fundamental utilizar o estojo de teste específico para leitura dos níveis de cloro e se atentar com as quantidades necessárias com relação ao volume de água da piscina e com as recomendações do fabricante.

  1. Algicidas

O Algicida é utilizado para evitar a presença de algas trazidas principalmente pela chuva e ventos.

Existem dois tipos de algicidas: o de choque e manutenção. Como o próprio nome diz, o de manutenção deve ser utilizado periodicamente para tratar a água da sua piscina, já o de choque é para quando a água já está verde e tomada pela presença de algas.

O algicida de manutenção deve ser aplicado com mais frequência durante os períodos mais chuvosos e nunca de maneira simultânea com o cloro, sempre com intervalo de no mínimo 12 horas entre um e outro, de acordo com recomendações do fabricante.

  1. Clarificante

Utilizado para aglomerar partículas pequenas , suspensas na água da piscina , que serão decantadas

O clarificante é um produto usado para tratar a água da sua piscina quando esta começar a ficar turva e sem brilho. Esse produto aglomera as pequenas partículas suspensas na água, permitindo então que estas sejam decantadas com a ajuda de um aspirador, ou mesmo para facilitar o trabalho do filtro.