Piscina de vinil: Guia completo e atualizado

Piscina de vinil: Guia completo e atualizado

14 de junho de 2022 0 Por solazer

Última atualização em 30 de agosto de 2023

Ter uma piscina em casa é o sonho de muita gente, não é mesmo? Mas escolher o modelo ou tipo de piscina não é uma tarefa tão fácil, visto que atualmente existem diversos no mercado, cada uma com suas particularidades, características e vantagens. 

Piscina de vinil : Tudo o que você precisa saber antes de comprar a sua!

 

A piscina de vinil é uma excelente alternativa, proporcionando um ótimo custo-benefício, pois se trata de uma piscina durável, resistente, personalizável e pode ser feita em qualquer tamanho ou formato, podendo inclusive, ser construída e instalada em quintais pequenos. 

Se você está em dúvida se a piscina de vinil é para você, continue lendo, pois, nesse artigo vamos mostrar e explicar tudo o que você precisa saber sobre este tipo de piscina. 

 

O que é uma piscina de vinil?

É uma piscina construída através de uma base de alvenaria, com canaletas, colunas, malha de ferro e paredes construídas em blocos, garantindo uma estrutura sólida e duradoura, revestida com o bolsão vinil, fabricado já nas medidas. 

 

Seu processo construtivo é relativamente simples e rápido, pois não é necessário utilizar materiais impermeabilizantes, isso porque o revestimento em vinil já cumpre esse papel. 

 

Além disso, é um tipo de piscina que pode ser totalmente personalizada conforme as necessidades e desejos de cada cliente, de forma com que se adapte às características de cada um.

 

Sua manutenção é considerada simples, pois é um material que exige menos cuidados, não precisando escovar com frequência e utiliza-se menos produtos químicos.

 

Também não conta com acúmulo de algas e sujeiras, pois é um material inteiro e sem grandes relevos, garantindo também uma segurança maior, pois não há possibilidade de soltar ou quebrar azulejos, por exemplo.

00020405

 

O que é um revestimento em vinil para piscinas? 

O revestimento em vinil (ou bolsão de vinil) é um material utilizado para sobrepor os fundos e paredes de uma piscina. Trata-se de um PVC flexível, impermeável e altamente resistente, fornecido em bobinas para os fabricantes, que confeccionam o bolsão conforme o tamanho, profundidade e formato da piscina construída. 

O vinil tem diversas opções de estampas, tais como as que simulam pedras naturais, azulejos, mosaicos, entre outras, e também possui espessuras diferentes, que devem ser utilizadas em casos específicos de acordo ao que a piscina se destina, podendo ser para uso residencial, com aquecimento e clubes ou academias.

 

Quais são os tipos de vinil existentes? 

Existem quatro tipos de revestimento em vinil para piscina, cada um deles tem uma destinação diferente, podendo ser para piscinas residenciais, aquecidas e piscinas para clubes ou academias, confira abaixo quais são e suas indicações de uso:

  • Vinil 0,6 mm: essa espessura de vinil é recomendada para piscinas de uso residencial com dimensões inferiores a 14 metros, especialmente em ambientes externos, e pode ser aquecido até 32 graus (exceto em piscinas com raia);
  • Vinil 0,7 mm: para este vinil, existem duas indicações diferentes — em piscinas residenciais pode ser utilizado em locais fechados e aquecimento até 35 graus. Já em piscinas públicas ou profissionais, pode ser utilizado em locais abertos sem aquecimento;
  • Vinil 0,8 mm: assim como no vinil 0,7mm, para este vinil, existem duas indicações diferentes — em piscinas residenciais pode ser utilizado em locais fechados e aquecimento até 35 graus. Já em piscinas públicas ou profissionais, pode ser utilizado em locais abertos sem aquecimento;
  • Tramado: este é um vinil especial para academias, aulas de hidroginástica, natação, etc. Ele tem uma textura diferenciada dos demais, podendo ser utilizado em piscinas públicas ou comerciais com aquecimento até 35 graus, em locais fechados.

 

Em quanto tempo uma piscina de vinil fica pronta?

Uma das grandes vantagens da piscina de vinil é seu prazo de construção, sendo bastante ágil — além disso, temos em nossa empresa empreiteiros extremamente qualificados e experientes.

O tempo médio para ficar pronta pode variar conforme o tamanho, formato, condições do terreno, formas de escavação, entre outros motivos. 

Por exemplo, uma piscina média, com tamanho 7,00 x 3,00 e a escavação sendo feita por máquina, leva-se em média 15 dias para que a construção da alvenaria fique pronta, após isso, são retiradas as medidas para a fabricação do bolsão de vinil, o qual o fabricante pede um prazo de 30 dias para ficar pronto (podendo ficar pronto antes desse prazo).

A instalação desse bolsão é feita em apenas um dia, então pode se considerar que uma piscina de vinil nessas características leva em média 45 dias para ser concluída.

02 104 10709

 

Qual é a durabilidade do vinil?

Conforme o manual do fabricante, a durabilidade média do revestimento em vinil é de 10 anos. Porém, pode variar segundo o cuidado de cada cliente, podendo ampliar ou diminuir esse prazo. 

 

É claro que o vinil, assim como qualquer outro material tende a se desgastar com o tempo e perder o brilho de quando estava novo, então nesse caso, entra a versatilidade desse tipo de revestimento, onde você pode trocá-lo, escolhendo inclusive, outra estampa, deixando a área de lazer com um aspecto totalmente novo e diferente.

 

A troca do revestimento é feita de maneira simples, parecida com a primeira instalação.

O procedimento é realizado no mesmo dia, a piscina precisará ser esvaziada para retirar o vinil antigo, então ele é substituído pelo novo enquanto a piscina enche novamente.

 

A Sólazer Piscinas possui um excelente método para armazenar a água da piscina nos casos de troca de revestimento.

 

São reservatórios, que armazenam até 10 mil litros de água cada um, fazendo com que o cliente economize financeiramente, visto que não precisa contratar caminhão de água e também economiza água, colaborando com o meio ambiente.

 

É importante que o terreno tenha espaço, pois os reservatórios são grandes e ocupam uma grande área.

 

Como o vinil é fixado na alvenaria da piscina?

Essa é uma dúvida bastante recorrente, onde muitos pensam que o vinil é colado, mas, na verdade, é encaixado em um perfil de fixação, localizado nas bordas da alvenaria.

Primeiramente há uma preparação, adicionando manta de EVA no solo, a qual serve para diminuir o atrito e causar maciez, após isso, o vinil é desenrolado a partir do centro da piscina, devendo ser encaixado em toda a região e sua borda é fixada no perfil.

 

A próxima etapa é inserir aspiradores em um espaço entre o vinil e a alvenaria, para retirar todo o ar que fica por trás, com isso, o vinil é esticado e mantido no lugar, para que os técnicos façam a instalação e flangeamento (vedação) dos dispositivos internos da piscina, como hidro, ralo de fundo, LEDs, etc.

 

Terminando a instalação dos dispositivos, entra do caminhão pipa (o qual é fundamental para que a piscina seja cheia de forma rápida) despejando água, simultaneamente com os aspiradores ligados, que sugam o ar de trás do vinil.

 

Obs: Os aspiradores somente podem ser desligados a partir do momento em que a água tenha causado peso o suficiente para manter o vinil no lugar. 

piscina de vinil guia completo e atualizado

 

Principais cuidados que se deve ter com uma piscina de vinil

Primeiramente deve-se saber que a piscina de vinil não pode ser esvaziada, pois, ao contrário do que muitos pensam, o revestimento não é colado na alvenaria, ele é encaixado e preso em um perfil de fixação, e é a água que o mantém no lugar.

Além disso, também não pode transbordar, pois, a água pode entrar para trás do perfil de fixação e causar problemas como rugas e deslocamento do vinil.

 

Para controlar o volume de água, existem dois dispositivos controladores, que também são chamados de ladrões (os quais não podem ser nunca tampados), instalados alguns centímetros abaixo da borda, para que em casos de chuvas fortes, por exemplo, a piscina não transborde. 

 

Outra informação extremamente importante é em relação aos produtos químicos utilizados para a manutenção, eles devem ser específicos, caso contrário poderá danificar o revestimento. Como exemplo de produtos extremamente proibidos, podem ser citados os flutuantes de cloro e cloro granulados não dissolvidos.

 

O último cuidado básico, que também merece destaque, está relacionado aos acessórios utilizados, que também devem ser específicos.

 

A peneira deve ser arredondada e de preferência de plástico, as escovas e aspiradores precisam de cerdas macios, objetos pontiagudos podem perfurar o revestimento. 

 

Modelos de piscina de vinil 

Como dito anteriormente, as piscinas de vinil são super versáteis, podendo ter qualquer tamanho, formato, profundidade, além de diversas estampas para personalizar a parte estética, então você pode definir um projeto do jeito que sempre sonhou.

Dentre os formatos mais comuns, podemos citar as retangulares com prainha interna, retangular com 1 “L” ou 2 “L’s”, formato de raia, retangular com borda infinita, retangular com spa redondo acoplado, retangular com spa elevado, formato irregular, entre muitos outros que podem ser escolhidos ou projetados.   

Separamos para você alguns de nossos trabalhos realizados nos últimos meses, onde poderão ter ideias e referências de modelos e formatos. Confira:

01 10102 2

Piscina de vinil 310608

 

Dicas na hora de escolher sua piscina de vinil

Na hora de escolher como será sua piscina de vinil, deve-se considerar alguns fatores, como, por exemplo, o espaço disponível, quem vai utilizar e quais acessórios vão compor a piscina. 

  • Espaço disponível: as piscinas e vinil podem ter qualquer tamanho, então mesmo que seu terreno seja pequeno, conseguirá ter uma. Mas é preciso se atentar e analisar bem antes, para não acabar perdendo área útil.
  • Quem vai utilizar: as pessoas que irão utilizar a piscina, influencia diretamente em como ela. Por exemplo, se tiver crianças em casa, o ideal é que tenha um espaço para eles poderem brincar com segurança, como uma prainha mais rasa. Se a piscina for construída somente para adultos, poderá ser maior e mais funda, além disso, se o intuito for nadar, poderá ser em formato de raia. Então, quem utilizará a piscina é um fator que irá definir ao que a piscina se destina, logo, como precisará ser o resultado.
  • Acessórios importantes: a piscina de vinil pode ter diversos acessórios, e essa é uma etapa muito importante na hora de definir, pois, existem acessórios que só é possível adquirir e instalar na construção, pois eles tem a base chumbada na alvenaria, como bancos e mesas de aço inox, skimmer, hidromassagem, dispositivos para aquecimento solar e LEDs.

 

Essas são apenas algumas dicas básicas, em nossa empresa temos consultores especializados, que podem analisar a situação e te auxiliar da melhor maneira para que a sua piscina fique do jeito que sempre sonhou. 

 

Acessórios que não podem faltar durante a construção da sua piscina 

Existem diversos tipos de acessórios que garantem o bom funcionamento e a satisfação nas piscinas de vinil, mas é necessário se atentar, pois, alguns deles é necessário definir antes mesmo da construção ou em uma possível reforma, pois suas bases são chumbadas na alvenaria, veja abaixo quais são e suas funcionalidades:

  • LEDs: a iluminação de LED para piscina é uma excelente maneira de deixar o design da piscina ainda mais bonito e garantir maior segurança durante a noite, com ele é possível escolher uma grande variedade de cores;
  • Skimmer: é uma caixa de captação, sendo extremamente importante principalmente em locais que possuam árvores por perto, pois ele tem como função movimentar a água na superfície, removendo impurezas, como folhas, sujeiras e insetos;
  • Hidromassagem: responsável por garantir o relaxamento na piscina, além de garantir uma série de benefícios, como alívio de dores e articulações, melhoria na circulação sanguínea, tratamento de lesões, drenagem de líquidos, redução de inchaço e também o combate a flacidez da pele;
  • Bancos e mesas de inox: se você pretende ter um bar molhado em sua piscina, não pode faltar bancos e mesas, os quais permitem beber e comer de maneira segura, enquanto aproveita a piscina.

02 31202 1 101 2

 

Quais as diferenças entre a piscina de vinil e de concreto armado?

A principal diferença entre esses tipos de piscinas está na forma como elas são construídas.

Para a piscina de concreto armado (o único padrão com cálculos estruturais reconhecido pelo CREA), a construção é feita com monobloco de concreto armado e malha dupla de ferro, estrutura a qual precisa ser impermeabilizada antes de receber o revestimento, que pode ser de pastilha, pedras naturais, cerâmica, etc.

 

Já a piscina de vinil, é construída com base de alvenaria, utilizando blocos e vigas de concreto para a estrutura, revestidos com reboco e concreto leve e nesse caso, não é necessário impermeabilizar, pois o próprio vinil já cumpre este papel.

Outra diferença está no investimento financeiro e no tempo de construção de cada uma delas, uma piscina de concreto armado pode chegar a custar 50% a mais que uma de vinil, e pode demorar até 3 vezes mais para ficar pronta.

Em contrapartida, a de concreto possui a maior resistência e durabilidade do mercado, desde que seja construída por um profissional especializado.

 

A de vinil, por sua vez, possui um excelente custo-benefício para quem não quer gastar tanto e ainda assim ter uma piscina duradoura e personalizada.

A manutenção delas é simples, mas também diferente, nas de concreto, pode-se utilizar cloro e escova de aço, porém deve-se ter uma atenção constante para evitar acúmulo de algas e microorganismos no rejunte.

 

Já nas de vinil, deve-se utilizar produtos químicos e acessórios específicos para esse tipo de revestimento, para não danificar o material.  

 

Quais as diferenças entre a piscina de vinil e de fibra?

A principal diferença entre esses tipos de piscina que pode ser citada, é em relação aos tamanhos, formatos e profundidades, as piscinas de vinil não possuem restrições, podendo ser amplamente personalizadas, adaptadas em qualquer ambiente, seja ele pequeno ou grande.

 

Já as de fibra, são confeccionadas conforme moldes pré definidos, tendo uma limitação na hora de escolher um modelo.

A piscina de vinil é construída e instalada já no local onde ela irá ficar, não exigindo uma logística burocrática de transportação, já as de fibra, precisam ser transportadas da fábrica para a casa do cliente, necessitando de uma logística maior, sendo necessário, em alguns casos, a utilização de guindastes e um grande volume de pessoas, podendo ocorrer acidentes com elas ou até mesmo com a piscina, pois há casos de precisar passar por cima de muros.

Outra diferença é na parte estética, o revestimento vinílico possui ampla opções de estampas, tendo um resultado conforme as necessidades e características de cada ambiente.

 

Já nas piscinas de fibra não há tantas opções de personalização estética, apenas algumas cores.

A manutenção também é um ponto importante a se observar, na piscina de vinil, a alvenaria praticamente não necessita de manutenção (exceto quando deseja-se fazer uma reforma no formato, adição de degraus, por exemplo), já o revestimento, tem a durabilidade média de 10 anos, o qual pode ser substituído em um único dia, deixando a piscina nova outra vez.

 

Nas piscinas de fibra, a durabilidade também é em média 10 anos, necessitando de pintura nova, a qual não fica igual quando produzida, melhorando parcialmente.

 

Observação importante: há alguns anos a Sólazer Piscina não trabalha mais com piscinas de fibra, pois com o passar do tempo a qualidade do material foi caindo. Pensando nisso, decidimos tirá-la de nosso portfólio e trabalhar apenas piscinas de vinil e de concreto armado, sendo mais resistentes, com ampla possibilidade de personalização, e com uma qualidade maior.

 

É possível revestir com vinil uma piscina de fibra?

Sim, é possível com as devidas adaptações.

 

Com o passar do tempo, as piscinas de fibra podem sofrer deteriorações, como rachaduras e trincas, comprometendo seu funcionamento. Sendo assim, revestir com vinil é uma excelente solução para resolver esses possíveis problemas. 

 

Como a estrutura da piscina já está pronta, realizar este procedimento é simples e rápido, onde é necessário trocar todos os dispositivos, adaptar a borda para adição do perfil de fixação do vinil, adaptar os cantos e realizar as medições para fabricar o revestimento, que após pronto, é instalado em um único dia. 

Revestimento de vinil em piscina de fibra 1 Revestimento de vinil em piscina de fibra 3 Revestimento de vinil em piscina de fibra 5 Revestimento de vinil em piscina de fibra 6

 

É possível revestir com vinil uma piscina de azulejo?

Sim, é possível. Assim como outros tipos de piscinas, as de azulejo podem se desgastar com o passar do tempo, perdendo sua beleza estética, e também, se não foi construída de maneira correta (nas normas e padrões da construção civil e do CREA), podem apresentar problemas de vazamentos na estrutura, o qual pode ser resolvido através do revestimento em vinil.

 

Para realizar esse procedimento, é necessário realizar uma limpeza, para retirar impurezas e possíveis azulejos quebrados, revestir com massa fina, arredondar as quinas, trocar todos os dispositivos e adaptar a borda para adição do perfil de fixação.

 

Após isso, é realizada a medição para fabricação do vinil e, por fim, sua instalação.

Revestimento de vinil em piscina de azulejo 1Revestimento de vinil em piscina de azulejo 3 Revestimento de vinil em piscina de azulejo 4 Revestimento de vinil em piscina de azulejo 5

 

É possível tirar o vinil da minha piscina e colocar azulejo?

Não é possível. A estrutura feita para receber o vinil difere da estrutura necessária para receber azulejo, como visto anteriormente, as piscinas de azulejo precisam ser construídas em concreto armado, a qual é mais robusta, forte e resistente, sendo necessário procedimentos como impermeabilização, que não é necessário na estrutura da piscina de vinil, pois o revestimento é impermeabilizante.

 

Piscina de vinil é indicada para quem tem cachorros?

Essa é uma dúvida muito comum atualmente entre os donos de piscinas ou os que pretendem ter uma. E a resposta é sim, a piscina de vinil é indicada para quem tem cachorro, desde que seja supervisionado.

 

Alguns cachorros não estão acostumados com piscinas, podendo entrar ou cair nelas e se desesperar para sair, com isso eles acabam se debatendo nas bordas, podendo rasgar o vinil ou acontecer de se machucar. Por isso, se você tem um cachorro e pretende ter ou tem uma piscina, confira essas dicas:

 

  • Ter uma escada e uma parte mais rasa na piscina é essencial para ele conseguir se divertir e sair com segurança;
  • Não deixe eles brincarem sozinhos logo de início, treine-os gradualmente, para se acostumarem;
  • Se o cachorro não for acostumado ou até mesmo não gostar de água, coloque uma proteção ao redor da piscina, para que ele não caia por acidente;
  • Esteja sempre por perto para socorrer, caso precise.

 

Vale a pena ter uma piscina de vinil em casa?

Sim, vale a pena! Como visto anteriormente, a piscina de vinil apresenta benefícios em diversos aspectos. Além dos que já foram citados, vale ressaltar, que ter uma piscina em casa pode valorizar cerca de 30% o imóvel, podendo variar conforme o tamanho, decoração, ambiente, etc. 

 

Outro ponto muito importante a ser considerado, é para quem tem criança na família, é muito difícil ver uma que não goste de uma piscina, não é mesmo? Vê-los felizes e se divertindo não há preço que pague, além disso, isso trará uma união familiar, visto que a piscina é um local para se reunir, passar tempo junto, se divertir e cuidar da saúde.

 

Quanto custa uma piscina de vinil?

As piscinas de vinil são amplamente personalizáveis, sendo assim, cada projeto tem um custo diferente, o que pode variar de acordo com tamanho, formato, quantidades e tipos de acessórios, etc.

 

Então, não conseguimos dizer exatamente quanto custa uma piscina, mas mensalmente atualizamos nossa promoção em nosso site, onde você pode ter acesso ao que essa piscina irá conter, o que é por conta da empresa, o que é por conta do cliente, preços e formas de pagamento, acesse clicando aqui.

 

Como funciona o orçamento da Sólazer Piscinas?

Nosso orçamento inicial é feito via e-mail, WhatsApp ou telefone.

 

Desta maneira conhecerá um pouco de nossa empresa e de como podemos lhe atender, após isso, se fizer sentido para você, agendaremos visita no local para confirmarmos informações e realizarmos o fechamento do negócio. 

 

Esperamos que essas informações tenham sido úteis e tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre as piscinas de vinil. Que tal darmos início ao seu projeto?