Segurança na piscina: cuidados básicos e indispensáveis

Segurança na piscina: cuidados básicos e indispensáveis

3 de outubro de 2020 0 By solazer

Saiba quais são os cuidados básicos e indispensáveis para manter a segurança na piscina e aproveitar ao máximo os momentos de lazer entre família e amigos.

Ter uma piscina em casa ou no condomínio é uma excelente ideia para lazer para todas as idades, principalmente em dias mais quentes. Mas para que seja possível aproveitar ao máximo sem prejudicar a diversão, é preciso ter alguns cuidados em relação à segurança. 

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes Construtores de Piscinas e Produtos Afins, a ANAPP, a maioria dos acidentes em piscinas acontece por traumas, afogamentos, choques elétricos e sucção em ralos de fundos

Muitos desses acidentes poderiam ser evitados com algumas simples atitudes. Seja com a instalação de equipamentos adequados ou com a devida atenção e supervisão, por exemplo. Principalmente em piscinas domiciliares, onde mais de 80% desses acidentes acontecem, é preciso se atentar e tomar algumas precauções.

Cuidados indispensáveis para garantir a segurança na utilização de piscinas

Independentemente do tamanho da piscina, onde ela está localizada e quem a vai utilizar, é muito importante tomar alguns cuidados. O que inclui:

Instalação de pisos antiderrapantes

Pisos antiderrapantes são fundamentais para evitar tombos e acidentes mais sérios, uma vez que pisos molhados trazem um maior risco de escorregões. Esses pisos possuem um acabamento irregular, áspero ou rugoso, por exemplo, e atuam justamente conferindo uma maior segurança ao caminhar. 

E existem uma série de modelos, com cores, materiais, texturas e até estampas diferentes, para se adaptar à toda decoração da área da piscina. E também a piscina propriamente dita.

Equipamentos de segurança

Escadas e degraus, corrimão, cercas, alarmes e sinalizações de profundidade são alguns exemplos de equipamentos de segurança indispensáveis. Esses equipamentos evitam o acesso à piscina sem supervisão, avisam quando algo acontecer e protegem durante a utilização.

E é muito importante se atentar e sempre adquirir equipamentos dentro de todos os padrões de segurança, definidos pela ABNT, e por meio empresas especializadas.

Utilização de capas de segurança

As capas são bastante utilizadas como uma forma de manter as piscinas limpas, evitando a caída de folhas, por exemplo. Porém, as capas de segurança também tem a função de proteger contra quedas acidentais quando não estiverem utilizando.

Elas são projetadas para suportar o peso de crianças e até mesmo de adultos, desde que devidamente instalada e presa. 

Capa de proteção para segurança de adultos e crianças
Capa de Proteção Sólazer Piscinas

Manutenção em dia

Pisos e azulejos quebrados podem estar presentes em toda piscina e causar sérios cortes e outros acidentes. Os ralos também podem não estar com o sistema anti-sucção funcionando adequadamente, as bombas e jatos, etc. 

Para evitar que esses instrumentos causem algum acidente, é preciso que sua manutenção esteja sempre em dia. Dessa forma, possíveis problemas são identificados e corrigidos com antecedência.

Supervisão sempre!

Principalmente se crianças estiverem envolvidas, é fundamental que sempre tenha um adulto responsável na supervisão. E em piscinas coletivas ou com várias pessoas utilizando, pode ser interessante a contratação de um profissional treinado em primeiros socorros e resgate na água.

A segurança na piscina deve ser pensada para a família toda!

Esses acessórios são indispensáveis para qualquer piscina, independentemente de quem vai a estar utilizando. Porém, existem alguns cuidados extras que é preciso ter caso existam crianças, animais e idosos na residência.

Para a proteção de crianças pequenas, a cerca de proteção é fundamtal e a instalação de alarmes também pode ser interessante. O mesmo se animais estiverem por perto. Já para idosos, a acessibilidade é o ponto de mais atenção, para que estes possam entrar e sair com tranquilidade.

Esses são apenas alguns exemplos de acessórios e cuidados recomendados para se ter segurança na piscina. O ideal é sempre consultar uma empresa especializada em piscinas como a Sólazer Piscinas, que poderá te orientar nas melhores práticas a serem adotadas.