Última atualização em 28 de outubro de 2020
Os idosos também merecem aproveitar na piscina! E para que isso seja mais confortável e o mais seguro possível, é preciso ter alguns cuidados e acessórios específicos. Confira!
Ter uma piscina em casa significa diversão para toda a família, principalmente nos dias mais quentes do ano. E isso inclui os idosos.
E ainda mais se levar em consideração que a qualidade e a expectativa de vida estão aumentando, cada vez mais é preciso pensar nessa terceira idade. Tomar assim algumas práticas de adaptação para que possam realmente aproveitar esses momentos.
Além do simples lazer e dos momentos para se refrescar, a piscina também pode ser uma excelente aliada para a saúde e bem estar na terceira idade, contribuindo para o sistema cardiorrespiratório, melhorando o condicionamento físico, fortalecendo o corpo sem grande impacto nas articulações, melhorando a capacidade cognitiva e motora e também aumentando a auto estima.
Porém, para que esses benefícios possam ser verdadeiramente aproveitados, é preciso que a piscina seja acessível e segura aos idosos.
Diferentemente de crianças e animais, por exemplo, a preocupação com os idosos na piscina gira em torno da acessibilidade. Eles possuem um risco menor de afogamento e não necessitam de partes tão rasas, por exemplo, porém sua dificuldade principal é na hora de entrar e sair da piscina. Os idosos também estão mais suscetíveis à quedas e outros acidentes.
Então, se faz importante a implementação de algumas práticas voltadas para os idosos na piscina:
#1 Facilitar a entrada e saída de idosos na piscina
Essa é, sem dúvida, uma das principais dificuldades dos idosos, principalmente daqueles com mobilidade reduzida ou fraqueza.

Para melhorar esse ponto e facilitar assim a entrada e saída na piscina, é fundamental a presença de escadas adequadas. O ideal é uma escada submersa com degraus largos e revestimento antiderrapante, de maneira a proporcionar maior segurança e evitar escorregões.
Dependendo, pode ser necessário a colocação de uma rampa, que exige menos esforço e proporciona uma maior comodidade aos idosos. Esta, deve obedecer às normas da ABNT, possuindo uma inclinação de até 3% e no mínimo 1,20m de largura. E tanto as escadas quanto as rampas podem ser tanto construídas com a própria piscina ou instaladas posteriormente.
E em conjunto com a escada e com a rampa, deve sempre estar o corrimão e barras de apoio, que são fundamentais para dar sustentação, evitar quedas e facilitar a entrada e saída dos idosos na piscina.

#2 Evitar escorregões
O risco de quedas é um grande problema para a terceira idade e é preciso fazer o máximo possível para evitá-lo.
Em relação às piscinas, pisos antiderrapantes tanto dentro da água e nos acessórios da piscina, quanto nas regiões ao redor são indispensáveis. E não apenas para os idosos como para a segurança de toda a família.
Esses pisos podem ser encontrados nas mais diversas cores, estampas e materiais, até mesmo colaborando para a estética da área de lazer!
#3 Manter toda a área bem iluminada

A iluminação é outro ponto bastante importante em relação à segurança dos usuários da piscina. Um ambiente iluminado permite que a piscina continue sendo utilizada mesmo quando o sol estiver diminuindo ou durante a noite.
Com a ajuda da luz é possível ver onde estão os degraus, as bordas e paredes da piscina, os ralos e identificar a presença de azulejos quebrados, por exemplo. E isso é fundamental para se evitar uma série de machucados e acidentes, que poderiam ser fatais
Ainda, a iluminação adequada pode transformar completamente a estética do ambiente, valorizando ainda mais o espaço e o tornando mais agradável para o uso de toda a família.
#4 Cuidar para que a piscina e seus acessórios estejam funcionando de maneira adequada
Pisos, azulejos, bordas, escadas e corrimões e outros equipamentos da piscina precisam estar com a manutenção em dia. Com isso, é possível se evitar uma série de acidentes, desde pequenos cortes até afogamentos.
Dessa forma, verificar se, por exemplo, há algum quebrado na estrutura, se as escadas e corrimões estão bem instalados, se o antiderrapante não está descolando e se os acessórios anti sucção estão funcionando devem ser parte da rotina periódica de manutenção.
E não para por aí!
A principal forma de manter a segurança e garantir a diversão de toda a família na piscina é buscando sempre ajuda de empresas especializadas e referências no ramo, como a Sólazer Piscinas. Estas, poderão te orientar sobre as melhores práticas a serem seguidas e te entregar apenas materiais da mais alta qualidade.
Venha conhecer o nosso showroom e falar com um de nossos consultores!
