Idosos na piscina: 4 práticas de segurança e comodidade

Idosos na piscina: 4 práticas de segurança e comodidade

9 de outubro de 2020 0 By solazer

Os idosos também merecem aproveitar na piscina! E para que isso seja mais confortável e o mais seguro possível, é preciso ter alguns cuidados e acessórios específicos. Confira!


Ter uma piscina em casa significa diversão para toda a família, principalmente nos dias mais quentes do ano. E isso inclui os idosos.

E ainda mais se levar em consideração que a qualidade e a expectativa de vida estão aumentando, cada vez mais é preciso pensar nessa terceira idade. Tomar assim algumas práticas de adaptação para que possam realmente aproveitar esses momentos.

Além do simples lazer e dos momentos para se refrescar, a piscina também pode ser uma excelente aliada para a saúde e bem estar na terceira idade, contribuindo para o sistema cardiorrespiratório, melhorando o condicionamento físico, fortalecendo o corpo sem grande impacto nas articulações, melhorando a capacidade cognitiva e motora e também aumentando a auto estima. 

Porém, para que esses benefícios possam ser verdadeiramente aproveitados, é preciso que a piscina seja acessível e segura aos idosos. 

Diferentemente de crianças e animais, por exemplo, a preocupação com os idosos na piscina gira em torno da acessibilidade. Eles possuem um risco menor de afogamento e não necessitam de partes tão rasas, por exemplo, porém sua dificuldade principal é na hora de entrar e sair da piscina. Os idosos também estão mais suscetíveis à quedas e outros acidentes.

Então, se faz importante a implementação de algumas práticas voltadas para os idosos na piscina:

#1 Facilitar a entrada e saída de idosos na piscina

Essa é, sem dúvida, uma das principais dificuldades dos idosos, principalmente daqueles com mobilidade reduzida ou fraqueza. 

Piscina com degraus submersos Sólazer Piscinas

Para melhorar esse ponto e facilitar assim a entrada e saída na piscina, é fundamental a presença de escadas adequadas. O ideal é uma escada submersa com degraus largos e revestimento antiderrapante, de maneira a proporcionar maior segurança e evitar escorregões. 

Dependendo, pode ser necessário a colocação de uma rampa, que exige menos esforço e proporciona uma maior comodidade aos idosos. Esta, deve obedecer às normas da ABNT, possuindo uma inclinação de até 3% e no mínimo 1,20m de largura. E tanto as escadas quanto as rampas podem ser tanto construídas com a própria piscina ou instaladas posteriormente. 

E em conjunto com a escada e com a rampa, deve sempre estar o corrimão e barras de apoio, que são fundamentais para dar sustentação, evitar quedas e facilitar a entrada e saída dos idosos na piscina. 

Segurança para piscina
Corrimão para piscinas Sólazer Piscinas

#2 Evitar escorregões

O risco de quedas é um grande problema para a terceira idade e é preciso fazer o máximo possível para evitá-lo. 

Em relação às piscinas, pisos antiderrapantes tanto dentro da água e nos acessórios da piscina, quanto nas regiões ao redor são indispensáveis. E não apenas para os idosos como para a segurança de toda a família. 

Esses pisos podem ser encontrados nas mais diversas cores, estampas e materiais, até mesmo colaborando para a estética da área de lazer!

#3 Manter toda a área bem iluminada

Piscina iluminada Sólazer Piscinas

A iluminação é outro ponto bastante importante em relação à segurança dos usuários da piscina. Um ambiente iluminado permite que a piscina continue sendo utilizada mesmo quando o sol estiver diminuindo ou durante a noite. 

Com a ajuda da luz é possível ver onde estão os degraus, as bordas e paredes da piscina, os ralos e identificar a presença de azulejos quebrados, por exemplo. E isso é fundamental para se evitar uma série de machucados e acidentes, que poderiam ser fatais 

Ainda, a iluminação adequada pode transformar completamente a estética do ambiente, valorizando ainda mais o espaço e o tornando mais agradável para o uso de toda a família. 

#4 Cuidar para que a piscina e seus acessórios estejam funcionando de maneira adequada

Pisos, azulejos, bordas, escadas e corrimões e outros equipamentos da piscina precisam estar com a manutenção em dia. Com isso, é possível se evitar uma série de acidentes, desde pequenos cortes até afogamentos. 

Dessa forma, verificar se, por exemplo, há algum quebrado na estrutura, se as escadas e corrimões estão bem instalados, se o antiderrapante não está descolando e se os acessórios anti sucção estão funcionando devem ser parte da rotina periódica de manutenção. 

E não para por aí!

A principal forma de manter a segurança e garantir a diversão de toda a família na piscina é buscando sempre ajuda de empresas especializadas e referências no ramo, como a Sólazer Piscinas. Estas, poderão te orientar sobre as melhores práticas a serem seguidas e te entregar apenas materiais da mais alta qualidade. 

Venha conhecer o nosso showroom e falar com um de nossos consultores!