Acessibilidade na piscina: diversão e segurança para todos

Acessibilidade na piscina: diversão e segurança para todos

14 de outubro de 2020 2 Por solazer

Última atualização em 31 de março de 2022

Saiba quais são os acessórios indispensáveis para promover a acessibilidade na piscina e garantir a diversão e segurança de todos.

A prática de atividades aquáticas traz uma série de benefícios que vão muito além de um simples refrescar nos dias mais quentes. Ela também estimula o desenvolvimento da sensibilidade e percepção corporal, contribui para a socialização e para o equilíbrio, melhora a auto estima e estimula o desenvolvimento cognitivo. 

Além disso, ainda, como benefícios físicos é possível citar melhorias nas capacidades funcionais de diversos sistemas e órgãos internos, o fortalecimento muscular, a ampliação do movimento articular e também o relaxamento e alívio de dores. 

Esses benefícios se estendem a todos, podendo ser ainda mais evidenciados para aqueles que possuem algum tipo de deficiência. Assim, ter uma piscina acessível e inclusiva é muito importante para garantir que qualquer pessoa possa aproveitar e se divertir. Independente da sua condição física ou mental, seja ela temporária ou não.

Principalmente para aqueles com alguma questão de mobilidade, é preciso ter algumas soluções na piscina que permitam que a entrada, saída e permanência sejam seguras e confortáveis, promovendo a acessibilidade na piscina em questão.

Acessórios para promover a acessibilidade nas picinas

Cada deficiência requer adaptações específicas para promover um maior conforto e segurança para aquela pessoa em específico. Sendo assim ideal que cada caso seja estudado e os acessórios instalados segundo as normas de acessibilidade e a Norma nº 9.050 da ABNT

Porém, existem alguns acessórios que podem ser utilizados ou adaptados para a grande maioria das situações, garantindo uma piscina acessível. Confira!

Rampas de acesso

rampa piscina longo percurso em condominio residencial SP set2020 V2 Copia

As rampas permitem que cadeirantes, ou outras pessoas que teriam dificuldade com o uso de escadas, entrem e saiam da piscina com segurança e facilidade. Elas também são interessantes para idosos e pessoas com crianças de colo. 

Existe a possibilidade de construir uma rampa, como um acessório permanente da piscina, ou também de se utilizar uma rampa móvel. De qualquer forma, a rampa de acesso deve começar na parte externa, em conjunto com a borda, e terminar encostando no fundo da parte interna.

Em relação à medidas, a inclinação transversal máxima permitida é de 8,33% e a largura deve ter a partir de 1,20m.

Escada submersa

Segurança para piscina

A presença de uma escada submersa, construída em conjunto com a piscina, permite a entrada gradual na piscina. E dependendo da largura e profundidade, permite também que seja possível sentar e permanecer no raso. 

Os degraus submersos que promovem a acessibilidade na piscina devem ser de piso antiderrapante de no mínimo 0,46m e espelho de no máximo 0,20m. 

Corrimões

Os corrimões são um acessório indispensável em todas as piscinas. Devem ser instalados nos dois lados tanto de escadas quanto de rampas e terem 30 cm para fora da água, na borda. 

Devem ter acabamento arredondado e serem instalados em cada degrau ou de maneira contínua. Nas rampas, o corrimão deve estar a 0,70m do piso. 

Plataformas elevatórias

Os elevadores e plataformas são fundamentais para garantir a acessibilidade nas piscinas, principalmente para os cadeirantes. Além disso, esses acessórios são interessantes para piscinas já construídas, pois não exigem reforma signigicativa e garantem a entrada e saída segura da água para todos.

Banco elevador para cadeirantes na piscina
Fonte: blog do Cadeirante

O banco de transferência, por exemplo, é uma cadeira que funciona de maneira semelhante ao elevador. A pessoa senta na cadeira, que então é abaixada até a água. Esse banco deve ter entre 0,40 a 0,48m de altura na área externa e estar a no máximo 0,10m do nível de água. 

Outro exemplo é a plataforma elevatória, que permite que a pessoa com deficiência possa entrar na piscina sem sair da sua cadeira de rodas. O cadeirante entra na plataforma e esta então submerge até uma altura confortável para a sua permanência.

As plataformas devem ter altura entre 0,40 e 0,48m; extensão de no mínimo 1,20m e profundidade de 0,45m. A altura delas também deve estar no máximo a 0,10m do nível da água. 

Considerações importantes

Quando tratamos de acessibilidade na piscina é fundamental levar em consideração a necessidade de quem está precisando desses acessórios. Dessa forma, é fundamental ressaltar a importância de garantir uma área para aproximação e manobra. E para a segurança e comodidade de todos, essa área não deve interferir com a área de circulação.


Ainda, a construção da piscina também é um ponto que precisa de atenção. Afinal, deve ser firme e resistente para garantir a instalação de todos os acessórios e a segurança dos usuários. Além  do fato de que os materiais utilizados devem ser de qualidade e antiderrapantes.
Para ter certeza de que a sua piscina é acessível e inclusiva, o ideal é sempre procurar uma empresa do ramo como a Sólazer Piscinas para te auxiliar durante os processos de construção e reforma. Fale com um de nossos consultores!

por que do skimer na piscina