Acessibilidade na piscina: diversão e segurança para todos
14 de outubro de 2020Última atualização em 31 de março de 2022
Saiba quais são os acessórios indispensáveis para promover a acessibilidade na piscina e garantir a diversão e segurança de todos.
A prática de atividades aquáticas traz uma série de benefícios que vão muito além de um simples refrescar nos dias mais quentes. Ela também estimula o desenvolvimento da sensibilidade e percepção corporal, contribui para a socialização e para o equilíbrio, melhora a auto estima e estimula o desenvolvimento cognitivo.
Além disso, ainda, como benefícios físicos é possível citar melhorias nas capacidades funcionais de diversos sistemas e órgãos internos, o fortalecimento muscular, a ampliação do movimento articular e também o relaxamento e alívio de dores.
Esses benefícios se estendem a todos, podendo ser ainda mais evidenciados para aqueles que possuem algum tipo de deficiência. Assim, ter uma piscina acessível e inclusiva é muito importante para garantir que qualquer pessoa possa aproveitar e se divertir. Independente da sua condição física ou mental, seja ela temporária ou não.
Principalmente para aqueles com alguma questão de mobilidade, é preciso ter algumas soluções na piscina que permitam que a entrada, saída e permanência sejam seguras e confortáveis, promovendo a acessibilidade na piscina em questão.
Acessórios para promover a acessibilidade nas picinas
Cada deficiência requer adaptações específicas para promover um maior conforto e segurança para aquela pessoa em específico. Sendo assim ideal que cada caso seja estudado e os acessórios instalados segundo as normas de acessibilidade e a Norma nº 9.050 da ABNT.
Porém, existem alguns acessórios que podem ser utilizados ou adaptados para a grande maioria das situações, garantindo uma piscina acessível. Confira!
Rampas de acesso
As rampas permitem que cadeirantes, ou outras pessoas que teriam dificuldade com o uso de escadas, entrem e saiam da piscina com segurança e facilidade. Elas também são interessantes para idosos e pessoas com crianças de colo.
Existe a possibilidade de construir uma rampa, como um acessório permanente da piscina, ou também de se utilizar uma rampa móvel. De qualquer forma, a rampa de acesso deve começar na parte externa, em conjunto com a borda, e terminar encostando no fundo da parte interna.
Em relação à medidas, a inclinação transversal máxima permitida é de 8,33% e a largura deve ter a partir de 1,20m.
Escada submersa
A presença de uma escada submersa, construída em conjunto com a piscina, permite a entrada gradual na piscina. E dependendo da largura e profundidade, permite também que seja possível sentar e permanecer no raso.
Os degraus submersos que promovem a acessibilidade na piscina devem ser de piso antiderrapante de no mínimo 0,46m e espelho de no máximo 0,20m.
Corrimões
Os corrimões são um acessório indispensável em todas as piscinas. Devem ser instalados nos dois lados tanto de escadas quanto de rampas e terem 30 cm para fora da água, na borda.
Devem ter acabamento arredondado e serem instalados em cada degrau ou de maneira contínua. Nas rampas, o corrimão deve estar a 0,70m do piso.
Plataformas elevatórias
Os elevadores e plataformas são fundamentais para garantir a acessibilidade nas piscinas, principalmente para os cadeirantes. Além disso, esses acessórios são interessantes para piscinas já construídas, pois não exigem reforma signigicativa e garantem a entrada e saída segura da água para todos.
O banco de transferência, por exemplo, é uma cadeira que funciona de maneira semelhante ao elevador. A pessoa senta na cadeira, que então é abaixada até a água. Esse banco deve ter entre 0,40 a 0,48m de altura na área externa e estar a no máximo 0,10m do nível de água.
Outro exemplo é a plataforma elevatória, que permite que a pessoa com deficiência possa entrar na piscina sem sair da sua cadeira de rodas. O cadeirante entra na plataforma e esta então submerge até uma altura confortável para a sua permanência.
As plataformas devem ter altura entre 0,40 e 0,48m; extensão de no mínimo 1,20m e profundidade de 0,45m. A altura delas também deve estar no máximo a 0,10m do nível da água.
Considerações importantes
Quando tratamos de acessibilidade na piscina é fundamental levar em consideração a necessidade de quem está precisando desses acessórios. Dessa forma, é fundamental ressaltar a importância de garantir uma área para aproximação e manobra. E para a segurança e comodidade de todos, essa área não deve interferir com a área de circulação.
Ainda, a construção da piscina também é um ponto que precisa de atenção. Afinal, deve ser firme e resistente para garantir a instalação de todos os acessórios e a segurança dos usuários. Além do fato de que os materiais utilizados devem ser de qualidade e antiderrapantes.
Para ter certeza de que a sua piscina é acessível e inclusiva, o ideal é sempre procurar uma empresa do ramo como a Sólazer Piscinas para te auxiliar durante os processos de construção e reforma. Fale com um de nossos consultores!
Olá, quero saber mais sobre as rampas e escadas submersas.
Olá acesse solazershop.com.br