Acessibilidade na piscina: diversão e segurança para todos

Acessibilidade na piscina: diversão e segurança para todos

14 de outubro de 2020 0 By solazer

Saiba quais são os acessórios indispensáveis para promover a acessibilidade na piscina e garantir a diversão e segurança de todos.

A prática de atividades aquáticas traz uma série de benefícios que vão muito além de um simples refrescar nos dias mais quentes. Ela também estimula o desenvolvimento da sensibilidade e percepção corporal, contribui para a socialização e para o equilíbrio, melhora a auto estima e estimula o desenvolvimento cognitivo. 

Além disso, ainda, como benefícios físicos é possível citar melhorias nas capacidades funcionais de diversos sistemas e órgãos internos, o fortalecimento muscular, a ampliação do movimento articular e também o relaxamento e alívio de dores. 

Esses benefícios se estendem a todos, podendo ser ainda mais evidenciados para aqueles que possuem algum tipo de deficiência. Assim, ter uma piscina acessível e inclusiva é muito importante para garantir que qualquer pessoa possa aproveitar e se divertir. Independente da sua condição física ou mental, seja ela temporária ou não.

Principalmente para aqueles com alguma questão de mobilidade, é preciso ter algumas soluções na piscina que permitam que a entrada, saída e permanência sejam seguras e confortáveis, promovendo a acessibilidade na piscina em questão.

Acessórios para promover a acessibilidade nas picinas

Cada deficiência requer adaptações específicas para promover um maior conforto e segurança para aquela pessoa em específico. Sendo assim ideal que cada caso seja estudado e os acessórios instalados segundo as normas de acessibilidade e a Norma nº 9.050 da ABNT

Porém, existem alguns acessórios que podem ser utilizados ou adaptados para a grande maioria das situações, garantindo uma piscina acessível. Confira!

Rampas de acesso

As rampas permitem que cadeirantes, ou outras pessoas que teriam dificuldade com o uso de escadas, entrem e saiam da piscina com segurança e facilidade. Elas também são interessantes para idosos e pessoas com crianças de colo. 

Existe a possibilidade de construir uma rampa, como um acessório permanente da piscina, ou também de se utilizar uma rampa móvel. De qualquer forma, a rampa de acesso deve começar na parte externa, em conjunto com a borda, e terminar encostando no fundo da parte interna.

Em relação à medidas, a inclinação transversal máxima permitida é de 8,33% e a largura deve ter a partir de 1,20m.

Escada submersa

Segurança para piscina

A presença de uma escada submersa, construída em conjunto com a piscina, permite a entrada gradual na piscina. E dependendo da largura e profundidade, permite também que seja possível sentar e permanecer no raso. 

Os degraus submersos que promovem a acessibilidade na piscina devem ser de piso antiderrapante de no mínimo 0,46m e espelho de no máximo 0,20m. 

Corrimões

Os corrimões são um acessório indispensável em todas as piscinas. Devem ser instalados nos dois lados tanto de escadas quanto de rampas e terem 30 cm para fora da água, na borda. 

Devem ter acabamento arredondado e serem instalados em cada degrau ou de maneira contínua. Nas rampas, o corrimão deve estar a 0,70m do piso. 

Plataformas elevatórias

Os elevadores e plataformas são fundamentais para garantir a acessibilidade nas piscinas, principalmente para os cadeirantes. Além disso, esses acessórios são interessantes para piscinas já construídas, pois não exigem reforma signigicativa e garantem a entrada e saída segura da água para todos.

Banco elevador para cadeirantes na piscina
Fonte: blog do Cadeirante

O banco de transferência, por exemplo, é uma cadeira que funciona de maneira semelhante ao elevador. A pessoa senta na cadeira, que então é abaixada até a água. Esse banco deve ter entre 0,40 a 0,48m de altura na área externa e estar a no máximo 0,10m do nível de água. 

Outro exemplo é a plataforma elevatória, que permite que a pessoa com deficiência possa entrar na piscina sem sair da sua cadeira de rodas. O cadeirante entra na plataforma e esta então submerge até uma altura confortável para a sua permanência.

As plataformas devem ter altura entre 0,40 e 0,48m; extensão de no mínimo 1,20m e profundidade de 0,45m. A altura delas também deve estar no máximo a 0,10m do nível da água. 

Considerações importantes

Quando tratamos de acessibilidade na piscina é fundamental levar em consideração a necessidade de quem está precisando desses acessórios. Dessa forma, é fundamental ressaltar a importância de garantir uma área para aproximação e manobra. E para a segurança e comodidade de todos, essa área não deve interferir com a área de circulação.


Ainda, a construção da piscina também é um ponto que precisa de atenção. Afinal, deve ser firme e resistente para garantir a instalação de todos os acessórios e a segurança dos usuários. Além  do fato de que os materiais utilizados devem ser de qualidade e antiderrapantes.
Para ter certeza de que a sua piscina é acessível e inclusiva, o ideal é sempre procurar uma empresa do ramo como a Sólazer Piscinas para te auxiliar durante os processos de construção e reforma. Fale com um de nossos consultores!