Piscina de vinil: passo a passo para construção e instalação

Piscina de vinil: passo a passo para construção e instalação

9 de novembro de 2020 2 Por solazer

Última atualização em 7 de fevereiro de 2023

A piscina de vinil é uma opção cada vez mais popular para quem deseja ter uma piscina em casa. Com uma instalação mais rápida e fácil do que a de uma piscina de concreto armado, por exemplo, a piscina de vinil é uma ótima escolha para quem procura uma solução mais acessível e prática. Pensando nisso, ao construir ou reformar, é fundamental conhecer o passo a passo para construção e instalação desse tipo de piscina.

piscina de vinil passo a passo para construcao e instalacao 1O que é uma Piscina de Vinil?

Piscina de Vinil é o nome dado àquelas piscinas, nas quais o revestimento é feito em material vinílico, e é disponível em uma ampla variedade de cores e estampas. O vinil para piscinas é conhecido por sua durabilidade, facilidade de manutenção e resistência à água e às intempéries. Mas não apenas no seu revestimento, essas piscinas também possuem um processo de construção característico, confira abaixo. 

 

Conheça o passo a passo na construção de uma Piscina de Vinil

1. Fechamento do negócio e elaboração da planta

O primeiro passo para construir uma piscina de vinil é entrar em contato com uma empresa especializada, afinal lá se encontram profissionais treinados e altamente capacitados para a execução completa e fiel do projeto. É importante escolher uma empresa confiável e de boa reputação para garantir que a construção da piscina seja realizada de maneira profissional e satisfatória. 

A seguir, é necessário escolher o modelo da piscina, as dimensões e as características que se deseja. Sendo assim, será fornecido um projeto técnico, que deve ser aprovado pelo cliente antes da construção.

2. Escavação do terreno

Com o projeto finalizado, o próximo passo é a escavação do terreno. Antes de iniciar a construção da piscina de vinil, é necessário escavar o terreno para a construção da estrutura. Essa escavação é realizada por máquinas especializadas ou até mesmo manualmente, o que pode levar vários dias, dependendo do tamanho da piscina.

E não é simplesmente escavar o “buraco” referente ao tamanho e profundidade da piscina, mas também um pouco a mais, para comportar a instalação da casa de máquinas e outros equipamentos essenciais. 

3. Construção da base de alvenaria

Com a escavação pronta, se inicia o processo de construção propriamente dita, onde o projeto estrutural de alvenaria é feito. 

Essa base é construída a partir de blocos de concreto e ferragens, de maneira a garantir o máximo de sustentação e segurança.

E vale ressaltar que não é necessário impermeabilizar a estrutura da piscina de vinil, uma vez que o próprio revestimento já é impermeável!

4. Fabricação do vinil

Uma vez que a estrutura da piscina está pronta, é preciso então tirar todas as medidas do interior e mandar para a empresa responsável pela fabricação do vinil. 

O revestimento é então produzido e cortado nas medidas e características escolhidas pelo cliente. Esse passo costuma levar em torno de 30 dias. 

5. Instalação do vinil e acessórios da piscina

Por fim, o último passo é a instalação do vinil, que deve ser feita por profissionais.

Ao contrário do que muitos pensam, o bolsão de vinil não é colado na piscina.
O bolsão deve ser desenrolado a partir do meio da piscina e acertado primeiramente nos degraus e cantos da piscina. Depois de colocado, as bordas do bolsão de vinil são encaixadas em um perfil de pvc fixado na borda da piscina e com a pedra boleada em cima, nos cantos  colocamos aspiradores  por onde é feito a retirada do ar e simultaneamente a piscina deve ir recebendo água através de caminhões pipa.

Os aspiradores só poderão ser desligados e retirados quando a piscina já tiver peso de água suficiente.

Em conjunto com a instalação do revestimento, existem alguns acessórios que devem ser colocados em conjunto, como filtros e iluminação interna, por exemplo. E todos devem ser devidamente colocados e vedados, para evitar que aconteçam vazamentos ou infiltrações.

6. Agora é só colocar água e pronto, sua piscina de vinil está pronta para uso!

Com todos esses passos feitos, agora é só necessário chamar um caminhão pipa para encher a sua piscina e poder começar a aproveitá-la com os amigos e familiares!

 

YouTube player

 

Vamos construir uma piscina?

Construir uma piscina de vinil pode até parecer fácil, porém é fundamental ter alguns cuidados, que só uma empresa especializada tem!

Isso sem contar o fato de que ter alguém coordenando e te auxiliando durante todos os processos da obra faz toda a diferença! 

Então lembre-se de procurar a Sólazer Piscinas para construir ou reformar com você! 

Sólazer Piscinas logo