Aprenda a fazer a manutenção da sua piscina

Aprenda a fazer a manutenção da sua piscina

29 de janeiro de 2019 0 Por solazer

Última atualização em 28 de outubro de 2020

Para prolongar o tempo de vida útil da sua piscina e facilitar quando quiser usá-la, é necessário aprende a fazer a manutenção de forma constante e adequada. Independente do material de construção, os cuidados básicos são os mesmos.

Se a sua piscina é de alvenaria, vinil, vidro ou fibra, você deve saber quais são os cuidados necessários e o que não pode faltar na hora de fazer a manutenção da sua piscina.

Aprenda o passo a passo na hora de fazer a manutenção da piscina!

Retirada de objetos de dentro e fora da piscina

Sabe aquelas folhas e insetos que caem na água? Retirá-los com a ajuda da peneira ou do aspirador é o primeiro passo na hora de fazer a manutenção da piscina. Isso evita que a sujeira se acumule e que acabe contaminando a água da piscina.

Junto com isso, é necessário também retirar essas sujeiras e objetos da área que cerca a piscina e evitar que caiam dentro da água.

Essa limpeza desse ser feita diariamente, ou da forma mais frequente possível, principalmente se a sua piscina não possuir uma capa de proteção.

Limpeza das paredes e do fundo da piscina

DSC02924

As paredes da piscina são locais de acúmulo de calcário, gorduras, bactérias, algas e fungos. Por esse motivo, é importante realizar constantemente a limpeza e manutenção da piscina.

Para isso, utilize escovas e buchas macias e próprias para esse tipo de limpeza. Com isso, você também evita riscar e danificar as paredes da sua piscina e até mesmo danificar o seu revestimento.

É recomendado que esse tipo de limpeza seja feito semanalmente.

Manutenção dos níveis de produtos químicos

Também é preciso, durante a manutenção da piscina, acrescentar e nivelar determinados produtos químicos.

Esse tipo de tratamento químico da piscina consiste em: verificar e corrigir a alcalinidade da água; verificar e corrigir o ph da água e verificar os níveis de cloro e algicidas. Não se preocupe, existem equipamentos que fazem isso por você!

É importante tomar o devido cuidado com essas medições e garantir o equilíbrio da piscina para garantir uma manutenção eficaz e para poder aproveitar melhor seus momentos de lazer.

Limpeza do skimmer e do filtro

O skimmer e o filtro possuem função de retirar as impurezas e pequenos objetos da água. Conforme o passar do tempo, essas sujeiras vão se acumulando e faz parte da manutenção da piscina retirá-las e limpar esses acessórios.

O ideal é lavá-los com água pressurizada e seguir sempre as instruções do fabricante. Lembre-se de sempre fechar os registros necessários antes de soltar tanto o filtro quanto o skimmer.

Piscina limpa, e agora?

Lembre-se que uma piscina necessita de manutenção constante e que você sempre terá que seguir esses passos e tomar alguns cuidados extras dependendo do material em que ela foi construída.

Se ainda está na fase do planejamento de sua piscina, temos uma boa notícia pra você! A Solázer piscinas possui mais de 30 anos no mercado de construção de piscinas e estamos disponíveis para tirar quaisquer dúvidas e para fazer um orçamento! Entre em contato conosco!

flores para colocar ao redor da piscina