Existem microorganismos que o cloro não elimina?

Existem microorganismos que o cloro não elimina?

10 de dezembro de 2020 0 By solazer

Será que existem microorganismos que o cloro não elimina? Saiba mais sobre o assunto e entenda o que fazer para um tratamento eficiente e completo da água. 

A água de uma piscina está sujeita à presença de uma série de microorganismos. É o caso, por exemplo, de bactérias, algas, fungos e possivelmente até mesmo alguns casos de vírus. 

Esses microorganismos podem trazer uma série de danos para a saúde dos usuários da piscina. Por isso é fundamental estar sempre com a manutenção em dia e utilizando os produtos químicos adequados. 

Um dos principais produtos utilizados é justamente o cloro. 

A atuação do cloro nas piscinas

Esse produto químico é amplamente utilizado nas piscinas ao redor de todo o mundo. A sua aplicação tem como objetivo dois principais pontos: a desinfecção e a oxidação da água, basicamente eliminando ou dificultando a reprodução de uma série de microorganismos. 

Para isso, com a aplicação do cloro na água da piscina, acontece uma reação química que forma duas novas substâncias: o ácido hipocloroso e o íon hipoclorito, sendo que ambos vão atuar contra esses organismos.  

Mas existem microorganismos que o cloro não elimina? 

Pode ser possível que o cloro não consiga eliminar todos os microorganismos presentes na água. É o caso de alguns protozoários, por exemplo.

Além disso, existem uma série de fatores que interferem na atuação do cloro nas piscinas. O resultado vai depender da concentração do cloro em si, da presença de outros produtos, da temperatura, do pH da água, da presença de ferro e manganês, compostos orgânicos, entre outros. 

O que fazer quando o cloro não for suficiente?

O tratamento da água com cloro não é o único disponível e recomendado para ser realizado nas piscinas, e quando combinado com outras atitudes práticas pode ser ainda mais eficiente. 

E para os microorganismos que o cloro não elimina, o mais recomendado é o ionizador de piscina.

De qualquer forma, o ideal é discutir as possibilidades e definir a melhor opção em conjunto com o fabricante da sua piscina e segundo as necessidades de cada caso. 

Manter uma piscina sempre limpa e garantir a saúde e segurança dos usuários é ainda melhor com a ajuda de uma empresa especializada como a Sólazer Piscinas.

Atuamos há mais de 30 anos ajudando os donos de piscinas de toda a região com as melhores soluções do mercado. 

Venha conhecer nosso Showroom e saber mais!

Sólazer Piscinas logo