Conheça os principais tipos de piscina!

Conheça os principais tipos de piscina!

21 de janeiro de 2019 0 By solazer

Se você está planejando construir uma piscina em sua residência, ou mesmo está pesquisando por mera curiosidade, é muito importante conhecer todos os tipos de piscinas e suas principais características para te ajudar nessa decisão!

Uma piscina é, por definição, um tanque de água usado para a prática de atividades físicas ou para o lazer. Esse “tanque” pode ser construído de diversas formas, utilizando diferentes tipos de materiais e até mesmo inovando no formato.

Reunimos aqui, os principais tipos de piscina para tirar todas as suas dúvidas e te auxiliar nesse processo de pesquisa e decisão. Confira!

Alvenaria e Concreto

Piscinas de alvenaria e concreto podem ser consideradas as mais tradicionais.

Esse tipo de piscina permite uma maior personalização, seja no formato, tamanho ou profundidade, por exemplo. Isso se dá pelo fato de que elas são construídas e instaladas diretamente no solo, conforme as necessidades e as ideias definidas no projeto.

A estrutura de concreto construída deve ser impermeabilizada e posteriormente revestida com cerâmica, pastilhas, azulejos, entre outros.

Esse é um dos modelos mais caros e mais demorados na construção, porém apresenta uma elevada resistência e durabilidade. Ou seja, um ótimo custo benefício.

Vinil

O Vinil um revestimento da estrutura de alvenaria.

O revestimento já é impermeabilizante e é um acabamento para a piscina. Possui também um acabamento emborrachado e diversas cores e texturas, permitindo também uma maior personalização.

O vinil também é um material de fácil limpeza e manutenção, de baixo custo de instalação.

A instalação também é considerada simples e rápida.  Porém é necessário contratar uma empresa especializada para evitar rugas e irregularidades na sua piscina.

***Para que a piscina de vinil fique impecável é necessário contratar mão de obra especializada para construção da alvenaria e com experiência na tirar as medidas e confeccionar o revestimento em vinil de maneira que se ajuste perfeitamente.

Fibra de Vidro

A fibra de vidro é um tipo de piscina pré-fabricada.

O fabricante possui modelos pré-definidos que são instalados em um buraco no terreno. Não existe a possibilidade de personalização nas suas cores e formatos, como nos modelos anteriores.

São fáceis de limpar, porém requerem uma série de cuidados para evitar possíveis danos físicos, como rachaduras e arranhões, e químicos.

A manutenção desse tipo de piscina é relativamente simples, porém é preciso mantê-la sempre cheia e evitar determinados produtos para que ela não manche ou desbote, também com o passar dos anos é necessário a manutenção na pintura o que pode ser um problema, pois a repintura não é com a mesma tinta utilizada em sua produção, podendo desbotar mais rapidamente e soltar tinta.

Vidro

Piscinas de vidro são muito conhecidas pelo seu resultado sofisticado e inovador, passando a impressão de “infinito” e permitindo ver o interior da piscina.

A estrutura de uma piscina de vidro é feita de alvenaria, concreto ou aço. Os vidros devem ser temperados e laminados, obedecendo todos os requisitos de segurança.

Esse tipo de piscina possui um elevado custo de instalação, porém traz um retorno no valor decorativo ao ambiente em que se encontra.

A melhor forma de conhecer os tipos de piscina

A melhor forma de aprender é com quem realmente entende do assunto e tem uma ampla experiência na área de construção e instalação dos diferentes tipos de piscinas.

A Sólazer piscinas possui mais de 30 anos de experiência no mercado e conta com toda estrutura necessária para tirar suas dúvidas e construir o melhor tipo de piscina para a sua residência. Venha conhecer!