Como escolher o aquecedor de piscina ideal?

Como escolher o aquecedor de piscina ideal?

13 de março de 2019 2 Por solazer

Última atualização em 28 de outubro de 2020

Atualizado 30-09-2020.

Você está em dúvida sobre como escolher o aquecedor de piscina ideal?  Então esse artigo é para você! Continue lendo para saber mais!

Aquecer uma piscina é uma ótima opção, pois aumenta e muito as possibilidades e o tempo de uso das piscinas.

Os tipos de aquecedor para piscina

Existem diversas formas de aquecer a sua piscina. Aquecedores solares, elétricos, a gás ou trocadores de calor são os mais comuns.

O aquecedor elétrico utiliza a energia da rede elétrica para aquecer a piscina, funcionando de forma semelhante a um chuveiro. Um trocador de calor funciona de maneira semelhante, onde um sistema elétrico faz a “troca” da temperatura da água com um líquido superaquecido em seu interior. (Não é recomendado para piscinas de vinil).

Os trocadores de calor são um tipo de aquecedor elétrico que possui um sistema que faz a ‘’troca’’ de calor da água da piscina com de um líquido superaquecido em seu interior. Ele apresenta um ótimo custo benefício, uma vez que consome menos energia elétrica.

Um aquecedor solar para piscina possui a mesma tecnologia utilizada para aquecer a água dentro de uma residência e demanda a instalação das placas solares e da tubulação necessária.

Por fim, o aquecedor a gás necessita do gás natural como combustível para a combustão e assim poder esquentar a água da piscina. (Não é recomendado para piscinas de vinil).

Para saber mais sobre os tipos de aquecedores para piscina, confira nossa publicação nesse link

Como escolher o aquecedor de piscina ideal

Para escolher o melhor tipo de aquecedor para sua piscina é necessário considerar alguns fatores.

Aquecedor solar, ele depende muito das condições climáticas do lugar. Ou seja, dias chuvosos e nublados não permitem um aquecimento eficaz da sua piscina, nos meses de inverno seu rendimento cai bastante, porém para quem quer água morna nos meses de primavera, verão é o recomendado, pois seu custo mensal de funcionamento é baixíssimo.

Outro ponto a se considerar é os gastos fixos que terá decorrente do aquecedor. Um aquecedor elétrico ou a gás, possuem um custo de instalação relativamente mais baixo, porém a utilização da rede elétrica e o consumo do gás podem sair bem cara no final do mês. (Atenção esses não são recomentados a piscinas de vinil).

Trocador de Calor
O trocador de calor, também chamado de bomba de calor, é um dos mais modernos e eficientes sistemas para aquecimento de piscinas. Mesmo utilizando eletricidade, ele não a converte diretamente em calor (como os aquecedores tradicionais), mas sim utiliza essa energia para captar o calor do ar e, assim, aquecer a água. Como ele troca o calor com o ambiente em meses de inverno seu rendimento pode cair, porém se você é daqueles que curti usar a piscina 12 meses no ano super dimensione o trocador de Calor.

Melhor opção para pessoas que querem a piscina aquecida o ano todo: Adquirir o aquecimento Solar + o Trocador de Calor, sendo assim terá economia garantida do Solar muitos meses do ano e a Eficiência do Trocador de Calor super dimencionado nos meses mais frios.

Precisa de ajuda para aquecer a sua piscina?

A Sólazer Piscinas te ajuda! Atuamos há mais de 30 anos no mercado, sempre trabalhando com as melhores tecnologias para dar o melhor para você e a sua piscina!

Venha saber mais sobre os tipos de piscina e sobre como escolher o aquecedor de piscina ideal!

flores para colocar ao redor da piscina