Os mais comuns problemas no motor da piscina

Os mais comuns problemas no motor da piscina

26 de março de 2019 0 By solazer

Problemas no motor da piscina podem comprometer todo o funcionamento dela e, sem os devidos cuidados, podem até prejudicar seus momentos de lazer.

Como funciona o motor da piscina

O motor de uma piscina é o equipamento que impulsiona a água, permitindo assim que ela circule e consequentemente também que o filtro funcione e que os produtos químicos sejam “espalhados” pela piscina.

Existem alguns tipos variados do motor para piscina disponíveis no mercado. A escolha de cada um varia conforme o volume da piscina, o tamanho do filtro e o diâmetro do encanamento.

Quais os problemas no motor da piscina mais comuns?

Alguns problemas aparecem com mais frequência nos motores de piscina. Pensando nisso, criamos uma lista com os mais comuns, para te ajudar a identificar e solucioná-lo!

O motor da piscina não liga

Isso pode acontecer por diversos motivos. Para resolver, é necessário checar se o disjuntor não está desarmado ou se algum fusível não queimou. Isso pode acontecer, ainda, devido a instalação inadequada ou tensão insuficiente, então é necessário chamar um técnico especializado.

Barulho excessivo no motor:

O motor da piscina faz barulho, como qualquer outro tipo de motor. Porém, caso esteja percebendo um barulho fora do normal, é preciso verificar se é por causa do desnivelamento do motor com a base, que pode ser resolvido com um apoio.

Se isso não resolver, pode ser o caso de cavitação ou problema nos rolamentos, que é preciso de um técnico para se resolver.

A água da piscina não está circulando

A água da piscina não está circulando

Quando esse problema aparece, a causa mais comum é a obstrução da passagem da água por algum objeto. Isso também pode acontecer caso alguma das vedações do motor não estejam devidamente apertadas.

Motor da piscina está sugando ar

A causa mais comum desse problema são entradas de ar no motor, geralmente causados por problemas na vedação. Nesse caso, é preciso encontrar a fonte da entrada do ar e fechá-la para evitar maiores problemas na sua piscina.

Problemas no motor da piscina de superaquecimento

As causas do aquecimento do motor são diversas. Pode ser que haja algum entupimento no mecanismo de rotação do motor (comum devido ao excesso de grama ou cabelos), tensão inferior, problemas de ventilação, má sucção ou mesmo excesso de sol no motor.

Fazendo a manutenção periódica do motor da sua piscina

Muitos desses problemas no motor da piscina podem ser evitados com a manutenção periódica do mesmo. Por isso, é muito importante se atentar aos cuidados básicos com o motor e com a água da sua piscina, entre eles: 

  • Limpar o pré-filtro;
  • Trocar a areia do filtro;
  • Lubrificar o seu motor;
  • Checar a pressão e a força de filtragem;
  • Limpar a água da piscina e retirar objetos;
  • Manter a casa de máquinas num local seco e arejado;

Além disso, também é necessário fazer a revisão periódica do motor e dos acessórios da sua piscina. O ideal é que essa revisão seja feita a cada 6 meses ou conforme foi orientado na hora da instalação.

Se quiser saber mais a respeito do motor para sua piscina, precisa de ajuda para escolher o motor ideal ou mesmo quer tirar suas dúvidas a respeito de como cuidar melhor da sua piscina e evitar os problemas no motor da piscina, veio ao lugar certo!

Aqui na Sólazer Piscinas temos profissionais altamente qualificados e uma ampla experiência no mercado, conquistados durante esses mais de 30 anos de atuação. Estamos a disposição nos nossos canais de comunicação e em nosso showroom. Venha nos conhecer!

Sólazer Blog

Filtro e Motobomba Nautilus – F300P 1/4cv
Filtro e Motobomba Nautilus – F280P 1/4cv