Sauna a vapor: passo a passo para construção.

Sauna a vapor: passo a passo para construção.

3 de abril de 2019 2 Por solazer

Última atualização em 28 de outubro de 2020

Ter uma sauna a vapor pode ser extremamente benéfico para a sua saúde e de todos os usuários. Mas você sabe como é o processo de construção de uma?

A sauna a vapor traz uma série de benefícios para a saúde, que vão muito além de um simples relaxamento. Ela atua eliminando toxinas, aliviando dores, melhorando o sistema respiratório e cardiovascular, promovendo o relaxamento muscular e em uma série de outras áreas do organismo.

E que tal aproveitar esses benefícios construindo uma sauna? O blog da Anapp nos contou o passo a passo, que é basicamente o que trouxemos a seguir:

Passo a passo para construção de uma sauna a vapor

A sauna pode ser tanto separada quanto integrada à piscina, porém o processo de construção é bastante parecido e consiste nos seguintes pontos:

1) Inclinação do teto

O teto da sauna a vapor deve ter uma inclinação equivalente a 10% do prolongamento, o que é fundamental para que as gotículas de água que se formem no teto com o vapor não caiam na cabeça das pessoas que ali estiverem. 

Com a inclinação, essa água escorre para a lateral e não “atrapalha” o vapor e os usuários da sauna.  

2) Isolamento térmico

Dentro das saunas, é importante a instalação de um isolamento térmico com vermiculita. Esse material é utilizado na argamassa do revestimento, na proporção de 5 latas de vermiculita para cada lata de cimento. 

É preciso adicionar água até dar liga, fazendo um reboco com 2,5cm a 3.00cm de espessura. Depois de secar por completo (2 a 3 dias) é que se é permitido dar o acabamento escolhido. 

A vermiculita é um mineral que possui propriedades térmicas acústicas, que é um mau condutor de calor, então irá reduzir as perdas térmicas pelas paredes. Dessa forma, se tem uma economia de energia e garante a manutenção da temperatura interna e do vapor por mais tempo. 

3) Revestimento

Para revestir as paredes da sauna a vapor, é possível a utilização de uma série de materiais, tais como: mármore, azulejos, epoxi ou tinta látex. Para o piso, o ideal é a utilização de materiais antiderrapantes, como pedras, cerâmicas texturizadas, ardósia, entre outro. 

Por fim, o teto deve ser sempre liso, não devendo se utilizar rejuntes de azulejos nem outros materiais do tipo, se não pode acarretar na presença das gotículas de água atrapalhando o banho. 

4) Ralo 

É preciso pensar também na instalação dos ralos. O ideal é um no interior da sauna e outro próximo, caso este seja instalado fora do recinto. 

Da mesma forma, é preciso também que sejam instalados dois pontos de água, um livre dentro da sauna e outro que permita a alimentação do equipamento. 

5) Porta de entrada do Vapor

O vapor da sauna deve ter sua entrada em um canto neutro e próximo à parede frente aos bancos. 

Sua altura pode variar entre 20 e 30cm e para garantir a movimentação do mesmo, o ideal é a construção de um orifício próximo ao teto na parede lateral próxima, em sentido diagonal  (em relação à entrada de vapor) de ¾” nas saunas residenciais. 

6) Iluminação

Na hora de se pensar e escolher a iluminação da sauna a vapor, é preciso sempre optar por luminárias blindadas e instalar o interruptor do lado de fora da sauna, de maneira a garantir a segurança dos usuários. 

7) Porta de entrada e saída

Para entrar e sair da sauna, é preciso a instalação de uma porta que seja térmica e impermeável. A mesma deve também sempre abrir para fora do ambiente, por questões de segurança, e possuir um visor transparente. 


155 1 20180906152525
Sauna à vapor Compact Line Sodramar
21 1 20180906152518
Sauna à vapor Impercap