Conheça os LED para piscina !
24 de novembro de 2020Última atualização em 25 de novembro de 2020
Saiba mais sobre o que são as lâmpadas de LED para piscina, alguns de seus benefícios e sobre o seu processo de instalação.
As Lâmpadas de LED estão ganhando cada vez mais popularidade graças ao seu excelente custo benefício e as inúmeras possibilidades no que diz respeito ao seu uso. Hoje, os LEDs podem ser encontrados em uma série de equipamentos, tais como televisores e outros eletrodomésticos, e principalmente em diferentes iluminações, como nas piscinas.
O que são os LEDs?
O termo LED vêm do inglês “Light Emitting Diode”, ou diodo emissor de luz, que nada mais é que uma espécie de componente eletrônico responsável por transformar a energia elétrica em luz. Esse sistema não exige o aquecimento de um filamento e tem um consumo de eletricidade consideravelmente inferior.
Essa é uma explicação bem resumida de um processo tecnológico e um tanto quanto complexo, porém que diferentemente das lâmpadas normais, não emite raios ultravioletas, elimina gases ou necessita de metais para o funcionamento. Além de também ser mais eficiente, segura, ecológica e com uma maior vida útil.
As Lâmpadas de LED também podem ser encontradas em diversas cores e formatos, de maneira a se adaptarem a qualquer ideia de projeto. Existem uma série de tipos de LED no mercado, que vão desde lâmpadas e fitas, até alguns microscópicos, cada um para uma finalidade específica, dentro ou fora da água.
Projetando e instalando LED na piscina
O primeiro passo para se ter um LED na piscina é montar um projeto da sua piscina, que além dos detalhes da construção da piscina em si, também deve contar com os pontos a serem iluminados.
A iluminação deve ser pensada de maneira a favorecer o ambiente e o formato da piscina, permitir o uso da água mesmo durante a noite e manter a segurança dos usuários. Locais como escadas, curvas e quinas, espelhos d’água e prainhas merecem um destaque especial com a iluminação.
O tipo de piscina também deve ser analisado, afinal dependendo do tamanho, é preciso escolher um LED com alcance maior, por exemplo. Por fim, vem a escolha da cor do LED para piscinas. Ele pode ser tanto monocromático, nas cores branco e azul, ou colorido/RGB.
A instalação da iluminação na piscina
Feitas essas análises e escolhas, o próximo passo é a instalação do LED na piscina. Isso deve ser feito durante o processo de construção ou reforma da mesma, pois é necessário instalar a parte elétrica e vedar a caixa de passagem, evitando a entrada de água, e chumbar o nicho na parede.
Inclusive, cada tipo de piscina possui um processo de instalação diferente.
O ideal é sempre ter a ajuda de uma empresa especializada em piscinas, como a Sólazer Piscinas, que vai te auxiliar durante todas as etapas de construção e reforma. Assim, você garante o melhor resultado, do jeito que quiser e com a tranquilidade de que tem alguém cuidando de tudo para você!
Venha conhecer nosso Showroom e falar com um de nossos consultores!