O que é energia solar fotovoltaica?

O que é energia solar fotovoltaica?

2 de abril de 2019 0 Por solazer

Última atualização em 28 de outubro de 2020

A energia solar fotovoltaica é obtida através da irradiação solar e é transformada diretamente em energia elétrica, sem ter a necessidade de passar pela fase da energia térmica.

Ela funciona por células fotovoltaicas, que são feitas a partir de materiais semicondutores (na maioria das vezes o silício). A luz que chega até a célula faz com que parte dos elétrons do material iluminado absorva fótons, que são partículas de energia presentes na luz solar.

47452639 593321634422467 3118242979559505920 o

Os elétrons livres são transportados pelo semicondutor, até que são puxados por um campo elétrico. O campo é formado na junção dos materiais, por uma diferença de potencial elétrico que existe entre os materiais semicondutores. Os elétrons livres são transportados para fora das células de energia solar e se tornam energia elétrica, podendo ser utilizados normalmente.

Além da conversão em energia elétrica, a energia solar fotovoltaica pode ainda atuar como aquecimento térmico, através da absorção da luz solar por coletores, que são instalados nos telhados das edificações.

Segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para atender uma residência de três a quatro moradores são necessários 4m² de coletores para fornecer água aquecida a todos.

Vantagens da energia solar

  • A energia solar fotovoltaica é renovável e inesgotável;
  • Economia na conta de luz;
  • Retorno rápido do investimento;
  • Facilidade de financiamento;
  • Otimização do espaço físico.

Quer saber mais sobre Energia Solar Fotovoltaica ? Então procure a Sólazer Solar.

YouTube player
Perguntas e respostas sobre a Energia Solar Fotovoltaica
YouTube player