Conheça a piscina olímpica

Conheça a piscina olímpica

9 de novembro de 2018 3 Por solazer

Última atualização em 28 de outubro de 2020

Venha conhecer a piscina olímpica e suas principais características fundamentais!

A Piscina Olímpica, como seu próprio nome diz, é a utilizada na prática de natação durante os jogos olímpicos e outras competições aquáticas. Ela é pensada de maneira a garantir o máximo de aproveitamento do esporte pelos atletas, permitindo que cada um nade de maneira confortável, sem a formação de ondas, e possam dar o seu melhor nas provas.

atletas nadando em piscina olímpica

Photo by Serena Repice Lentini on Unsplash

Características técnicas da piscina olímpica

A responsável por regulamentar as características da piscina é a Federação Internacional de Natação. Esta, estabelece algumas medidas, tanto de comprimento e profundidade, quanto sobre as raias, volume de água, entre outros.

 

Toda piscina olímpica precisa ter um comprimento de 50 metros, uma largura de 25 metros e profundidade mínima de 2 metros. Na distância de cinco metros de cada uma das bordas no comprimento deve ter uma linha de bandeirinhas para evitar acidentes durante o nado de costas.

 

A piscina em questão deve ser dividida em 10 pistas, sendo que cada pista deverá ter uma largura de 2,5 metros. Porém, as duas pistas das laterais não são para competição, mas sim voltadas para a dissipação das ondas formadas com o nado dos atletas.

 

Essas pistas deverão ser divididas por raias, que deverão estar estendidas, firmemente esticadas, ao longo do comprimento da pista, presas no gancho das paredes, colocados de forma à divisória ficar na superfície da água. Essas raias também contribuem para a dissipação das ondas e devem ser coloridas conforme a sua proximidade às bordas, sendo a cor vermelha nos últimos 5 metros.

 

Na borda, devem ser instalados os blocos de partida. Estes, precisam sempre estar firmes e cobertos de material antiderrapante, contendo na sua lateral apoios em paralelo à superfície da água para a saída no nado de costas. Suas medidas são de 50cm de largura por 60cm de comprimento.

As piscinas Olímpicas também possuem temperatura específica da água, que deve sempre girar em torno de 25°C a 28°C e a intensidade da luz do ambiente em que se encontram deve ser maior do que 1500 lux.

 

Aparatos tecnológicos na piscina olímpica

As piscinas olímpicas também possuem alguns acessórios tecnológicos para auxiliar no controle das provas, para, por exemplo, evitar a ocorrência de falsas partidas, auxiliar na contagem do tempo,

 

São sensores instalados nas plataformas, placas sensíveis ao toque para marcar a chegada e marcar o tempo dos nadadores

 

Claro que como esses equipamentos não são à prova de falhas, sempre existem pessoas cronometrando e analisando, fiscalizando em cada uma das bordas.