14 Dicas de como cuidar da sua pele no verão

14 Dicas de como cuidar da sua pele no verão

9 de novembro de 2018 0 Por solazer

Última atualização em 28 de outubro de 2020

Confira 14 dicas indispensáveis e fáceis de como cuidar da sua pele no verão e aproveitar ao máximo o calor e a piscina durante a época mais quente do ano!

O verão já está aí e a vontade de aproveitar o dia na piscina também, principalmente se você tem uma piscina em casa. Porém não se pode pensar apenas na diversão. Nessa época, a pele também sofre e é preciso tomar alguns cuidados para evitar os desconfortos momentâneos e até problemas mais sérios que podem vir a aparecer no futuro, como o câncer de pele, por exemplo.

Para evitar que isso aconteça e garantir que a sua pele vai sempre estar incrível, coloque as dicas que separamos para você em prática e aprenda a como cuidar da sua pele no verão!

Banho de sol na piscina

Photo by Oliver Dumoulin on Unsplash

Dicas indispensáveis para cuidar da sua pele no verão

Sua pele merece carinho nos 365 dias do ano. Mas no verão é preciso atenção redobrada! Afinal, muita piscina e muito sol. Capriche nos cuidados Antes e Após Piscina e coloque essas dicas em prática.

1. Capriche na hidratação!

Para cuidar da sua pele no verão é preciso repor a água perdida durante o dia. Para isso, use hidratante após o banho, com o corpo ainda úmido, em movimentos circulares do pescoço aos pés e beba muita água!

 2. Acerte no produto

Cuidar da sua pele exige a escolha dos produtos certos. “Escolha hidratantes com ureia, vitamina E, óleo de amêndoas, aveia, silicone, extratos de camomila e calêndula, que retêm água e impedem a desidratação da pele”, diz a dermatologista Ligia Kogos.

 3. Use gel, creme ou loção

Gels, cremes e loções são sempre uma boa pedida, Porém observe sua pele: as secas pedem hidratantes em creme, as oleosas e mistas combinam com gel ou loção, e as normais podem usar qualquer tipo de consistência.

 4. Dê atenção especial ao rosto

O rosto é uma das regiões mais em evidência durante o dia e por isso precisa de uma atenção especial. Para cuidar da pele do rosto  no verão, nunca se esqueça do filtro solar e tenha uma rotina de skin care.

Porém, se exagerar no filtro e nos cremes, surgem cravos e espinhas. “Use um sabonete à base de ácido salicílico, que limpa e reduz a produção de oleosidade da pele. Prefira cosméticos oil free ou com toque seco”, orienta a dermatologista Graça Silveira.

 5. Lembre-se dos cotovelos, joelhos, calcanhares e pés

E não é só cuidar da pele do rosto, mas de todo o corpo! Para evitar a pele “craquelada”, o dermatologista Adilson Costa indica cremes com ureia, lactato de amônia, vitamina E e silicone para serem passados nessas áreas.

 6. Não se esqueça do colo, pescoço e mãos

Essas áreas ficam diretamente expostas ao sol. Resultado: rugas e manchas. Para se proteger, use protetor solar e hidrate. No colo e pescoço, use o mesmo creme do rosto. Nas mãos, use um hidratante próprio para a região.

 7. Vale usar óleo corporal, sim!

“Fundamental na época do calor, ele forma uma película protetora sobre a superfície da pele, prevenindo a desidratação”, explica Adilson. Para evitar que a pele fique engordurada, aplique umas gotinhas nas mãos, esfregue-as e espalhe no corpo molhado, após o banho, no boxe. Enxágue rapidinho em seguida.

8. Aposte no bronze!

O bronzeamento natural traz uma série de benefícios, principalmente ligados à vitamina D, como o fortalecimento dos ossos e músculos, relaxamento e melhoria da auto estima.

E para ajudar nesse processo, e também a cuidar da sua pele no verão, é interessante tomar um suco especial. “No liquidificador, bata um copo de suco de laranja e cenoura. Tome pela manhã, diariamente e garanta um lindo bronzeado”, ensina Ligia Kogos. Outros alimentos que caem bem nessa época: abóbora, batata-doce, beterraba, manga e mamão.

 9. Hidrate, de dentro para fora

Beba muita água, de preferência entre dois e três litros por dia. Dessa forma, a pele mantém a hidratação, e a probabilidade de ressecar é muito menor.

 10. Exagerou no sol e ficou ardida?

Limpe a pele com água fria e passe um hidratante para aliviar o ardor, reduzir a “vermelhidão” e impedir o ressecamento. Os cremes com aloe vera e pantenol são boas opções. Mas evite as loções que levam álcool na fórmula, e desidratam ainda mais a pele. E, se quiser uma solução caseira, faça uma compressa com chá de camomila bem gelado.

 11. Tome sol, mas faça isso com moderação!

Resista ao sonho de ficar bronzeada em um único dia. Lembre-se: a cor vai embora num piscar de olhos, mas as manchas, sardas e marcas de envelhecimento ficam para sempre.

 12. Descascou? Evite puxar as pelinhas

Durante o banho, massageie a pele suavemente, com as mãos, para que a pele vá se soltando naturalmente”, ensina Ligia Kogos. Mas não use buchas, que agridem a derme.

 13. Faça uma esfoliação nota mil!

Uma semana antes de se bronzear, passe esfoliante corporal. Ele remove as células mortas, deixando a pele lisa e pronta para um bronzeado uniforme. Além disso, melhora a absorção dos princípios ativos do hidratante e reduz o aparecimento de pelos encravados. Para preparar um esfoliante caseiro, misture 1 col. (sopa) de mel com 2 col. (sopa) de açúcar e 1 col. (chá) de óleo de amêndoas. “Aplique na pele úmida, com movimentos circulares, e enxágue”, ensina a dermatologista Silvia Zimbres, de São Paulo.

 14. Banho quente nem pensar!

“Ele resseca a pele, pois retira a camada de gordura superficial, que serve de proteção natural”, afirma Adilson. Cuide da sua pele com banhos curtos, mornos ou frios. E use sabonetes neutros, com glicerina e ativos umectantes na composição.